Alunos do BTI vencem competição nacional de softwares educativos
Plataforma Senior.Code AI usa IA para ensinar programação a pessoas idosas com foco em inclusão
03-12-2025 / ASCOM
Alunos do Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI) do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) ganharam na semana passada o primeiro lugar em uma competição de softwares educativos, a Apps.Edu. O evento fez parte do Congresso Brasileiro de Informática na Educação da SBC (CBIE), que aconteceu em Curitiba (PR), entre os dias 24 e 28 de novembro.
O projeto vencedor foi a plataforma Senior.Code AI, uma ferramenta voltada ao ensino de programação para pessoas idosas, com foco no desenvolvimento de habilidades cognitivas. A iniciativa é integrada pelos estudantes do BTI Isabele de Oliveira Ferreira, Pedro Lucas de Souza Martins, Wallyson Matheus Souza de Oliveira e Flávia Jamily dos Santos Macena, além da aluna do doutorado em Inovação em Tecnologias Educacionais Cintia Reis de Oliveira.
A plataforma concorreu com 25 trabalhos aprovados para o congresso, dentre os 40 inicialmente inscritos. Desses, houve quatro finalistas, com o Senior.Code AI ficando com a primeira colocação. A plataforma reúne ambiente teórico, espaço de programação e um sistema de aprendizado com feedback automático baseado em Inteligência Artificial. Todo o design considera recursos de acessibilidade para pessoas idosas, como fontes ampliadas, interface limpa, linguagem clara e contraste adequado para usuários com baixa visão.
ProEIDI
O projeto surgiu a partir das práticas de ensino de programação do Projeto de Extensão Inclusão Digital para Idosos (ProEIDI) e de uma pesquisa de mestrado do estudante Daniel Lucena – orientado pela professora Isabel Nunes –, que realizou experimentos com atividades desplugadas de Pensamento Computacional aplicadas a idosos. Com os resultados positivos, a iniciativa evoluiu depois para um ambiente digital.
Atualmente, o Senior.Code integra uma pesquisa maior, que investiga o uso da Inteligência Artificial no apoio ao ensino de Pensamento Computacional para esse público.
Segundo a professora Isabel Nunes, coordenadora do ProEIDI e do projeto do Senior.Code AI, a iniciativa exemplifica a força da parceria entre Extensão e Pesquisa. Ela lembra inclusive que, dentre os quatro estudantes do BTI que integram o projeto da plataforma, três são ou professores ou tutor do ProEidi.
Reconhecimento
“O reconhecimento dado por essa premiação reforça a necessidade de desenvolver tecnologias digitais para pessoas idosas, público que tem crescido e precisa ser incluído nos espaços educacionais”, destaca a docente.
“O prêmio destaca o ProEIDI como referência nacional em inclusão digital e confirma avanços recentes do projeto. Também evidencia a importância do Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE) na integração entre tecnologia, pesquisa e educação voltadas ao público idoso”, complementa Isabel Nunes.