Alunos do IMD são premiados em evento nacional sobre tecnologias educacionais
Trabalhos são 2º e 3º lugares na categoria Recursos Educacionais Digitais (RED)
16-09-2025 / ASCOM

Após apresentarem artigos e promoverem oficinas durante o IX Congresso sobre Tecnologias na Educação (CTRL+E 2025), sediado em Fortaleza (CE), alunos do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) foram premiados como 2º e 3º melhores trabalhos na categoria Recursos Educacionais Digitais (RED).
Os projetos prestigiados dizem respeito ao objeto de aprendizagem Batalha de Algarismos: A Missão de Rahim, criado por Samuel Lopes, aluno do Curso Técnico do IMD, premiado com o 2º lugar, e ao jogo digital QuimiKub, desenvolvido por Raíza Soares, doutoranda do Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE/IMD), que conquistou o 3º lugar.
A Batalha de Algarismos: A Missão de Rahim combina História da Matemática e tecnologias digitais em uma narrativa sobre guerras romano-persas, explorando o uso dos algarismos romanos e a compreensão histórica por meio de desafios interativos.
Já o QuimiKub é um jogo educativo interdisciplinar inspirado no clássico Rummikub. A proposta integra Química e Matemática para auxiliar os estudantes na compreensão da tabela periódica, familiarização com fórmulas químicas e ligações, além de permitir o trabalho com números naturais, proporções e raciocínio lógico.
De acordo com o professor Dennys Leite Maia, coordenador do PPgITE/IMD, o evento contou com mais de 10 trabalhos do Instituto, além de outros dois egressos do programa, o que, segundo ele, reforça o impacto do ensino promovido pelo IMD nessa área.
Ao todo, o encontro reuniu cerca de 150 trabalhos submetidos, entre artigos completos, artigos curtos, e Recursos Educacionais Digitais (RED).
CTRL+E
Originalmente criado na UFRN, o CTRL+E é um congresso científico nacional que busca reunir estudantes, professores, pesquisadores e profissionais para discutir o papel das tecnologias digitais na educação.
Em sua 9ª edição, realizada em Fortaleza, o encontro promoveu minicursos, oficinas, mesas-redondas e apresentações de trabalhos científicos, abordando temáticas como inovação pedagógica, metodologias ativas, recursos educacionais digitais e práticas inovadoras em sala de aula.
Ainda segundo Dennys Leite, que neste ano atuou na coordenação do encontro, o próximo CTRL+E, em 2026, retornará a Natal, cidade onde o congresso foi criado há dez anos.
Mais informações sobre o encontro podem ser conferidas no site.