Natal Bioinformatics Forum oferecerá cursos de capacitação para cientistas e pesquisadores

Edição traz cursos ELIXIR, formações em Bioinformática para otimizar pesquisas em Ciências da Vida
12-09-2025 / ASCOM
Bioinformática BioME Evento

O evento internacional Natal Bioinformatics Fórum (NBF), promovido pelo Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), traz para Natal uma novidade: os cursos ELIXIR. Voltadas para a capacitação de cientistas e pesquisadores, as formações visam favorecer o uso eficiente de infraestruturas computacionais em bioinformática, de modo a tornar os recursos de Ciências da Vida mais acessíveis e eficazes.

As atividades, oferecidas em português, contemplam desde o uso de ferramentas de controle de versão e gerenciamento de dados de pesquisa — com atenção especial à LGPD e ao GDPR — até a formação de instrutores em design de aulas e técnicas de ensino.

Também é prevista a aplicação prática dos princípios FAIR na produção de materiais didáticos, em um hackathon orientado por especialistas.

O Natal Bioinformatics Forum 2025 acontecerá entre os dias 5 e 7 de novembro, no Hotel Golden Tulip, em Ponta Negra, e, além dos Cursos ELIXIR, também dará destaque especial à NBF Expo, feira de inovação em bioinformática, reunindo instituições e empresas como SEBRAE, DNA GTx, Z-SAFE, MicroCiclo, Liga Contra o Câncer, Seqera e ISnano.

As inscrições para o encontro podem ser feitas até o dia 31 de outubro, por meio do cadastro on-line. O fórum será realizado diariamente, das 9h às 17h, com exceção dos dias 5 e 6, quando a programação se estenderá até as 18h.

Programação atualizada

Para este ano, a programação do evento passou por uma recente atualização, reunindo agora novas instituições e empresas. O encontro também passa a ter a presença confirmada de Itamir Barroca, professor do IMD e coordenador da Unidade Embrapii Metrópole Digital.

No evento, o docente participará de uma rodada de discussões sobre a integração entre academia, governo e indústria. Além dele, outra nome confirmado é o de Tiago Barra, fundador da Digital Forest – hub que conecta pessoas para desenvolver projetos inovadores em empresas usando dados e mindset ágil.

Toda essa programação está organizada sob a temática Bioinformática e seu impacto na sociedade: unindo Ciência, Indústria e Saúde. A proposta é mostrar como a Bioinformática contribui para acelerar pesquisas, otimizar processos industriais e impulsionar avanços em saúde humana, animal e ambiental.

Palestrantes

Estão confirmados mais de 10 palestrantes nacionais e internacionais, entre pesquisadores, docentes e especialistas de instituições renomadas, como a Universidade de Coimbra, Universidade de Boston, Instituto Suíço de Bioinformática, a organização intergovernamental ELIXIR e a empresa global Roche Pharma, referência em produtos farmacêuticos e diagnósticos.

Entre as instituições brasileiras, além da UFRN, participam a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade de São Paulo (USP), Instituto Militar de Engenharia (IME), entre outras.

Representando a UFRN, estão confirmadas as participações dos professores Marcelo Augusto Costa, Sandro José de Souza, Rodrigo Dalmolin, Vasiliki Lagou, Marcelo Fernandes e Euzébio Guimarães, com apresentações previstas para os dias 5 e 7 de novembro.

A programação completa do evento pode ser acessada por meio deste link.