UFRN organiza evento nacional sobre telecomunicações, IA e inclusão social

Simpósio anual SBrT acontecerá em setembro. Inscrições ficam abertas até setembro
13-08-2025 / ASCOM
Evento nPITI TI

Concebido com o tema Inteligência Hiperconectada e Sustentável: Potencializando a Transformação e Inclusão Social, o XLIII Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais (SBrT 2025) está com inscrições abertas para participantes. O encontro, reconhecido internacionalmente como um dos maiores em sua área no Brasil, acontecerá de 29 de setembro a 2 de outubro, no Praiamar Natal Hotel & Convention, em Natal/RN.

As inscrições podem ser feitas por meio do site oficial do evento. Neste ano, o Simpósio é organizado pela UFRN, com coordenação dos professores Augusto Venâncio Neto, do Departamento de Informática e Matemática Aplicada (Dimap/UFRN), e Vicente Sousa, do Departamento de Engenharia de Comunicações (DCO/UFRN), ambos do Leading Advanced Technology Center of Excellence (LANCE), do Instituto Metrópole Digital (IMD).

Promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Telecomunicações (SBrT), o encontro, nesta vez, acontece em um momento de plena transição da conectividade 5g para o 5.5G (5G Advanced) e da publicação, pela União Internacional de Telecomunicações (ITU), dos requisitos técnicos para os sistemas IMT-2030 (6G).

Diante desse cenário, o SBrT 2025 também discutirá como a Inteligência Artificial pode impulsionar inovações que favoreçam equidade, acessibilidade e sustentabilidade, integrando avanços tecnológicos para uma sociedade digital mais inclusiva e resiliente.

“É a primeira vez que o SBrT 2025 vem a Natal e ele tem a perspectiva de promover um grande impacto na aceleração e promoção de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de telecomunicações e processamento de sinais. Além disso, a gente vai reunir palestrantes de altíssimo nível e também contaremos com o apoio de grandes empresas do setor”, comenta Augusto Neto.

Palestrantes

O evento contará com especialistas de destaque internacional. Um deles é Mischa Dohler, vice-presidente de Tecnologias Emergentes na Ericsson Inc., no Vale do Silício, e referência em áreas como 6G, Metaverso, Realidade Estendida e Computação Quântica.

Outro convidado internacional é Majid Butt, pesquisador sênior na Nokia Bell Labs e inventor reconhecido pela empresa por três anos consecutivos, com mais de 80 artigos revisados por pares e mais de 100 famílias de patentes contribuídas na área de redes celulares.

O evento terá a participação de Rui Aguiar – professor catedrático da Universidade de Aveiro e liderança em pesquisas sobre redes e serviços – e de Mariane R. Petraglia, professora titular da UFRJ com ampla atuação em campos como processamento multitaxa, redes neurais e visão computacional.

“O SBrT é a mais importante reunião de pesquisadores de telecomunicações e processamento de sinais do Brasil. Em 2025, esperamos um número recorde de participantes e o número de submissões de artigos é animador", enfatiza Vicente Sousa, docente do Departamento de Engenharia de Comunicações (DCO/UFRN).

Segundo Sousa, o evento já tem cerca de 250 artigos aceitos para apresentação e oito minicursos a serem ministrados por pesquisadores de todas as regiões do país

Programação

A agenda do Simpósio inclui minicursos, sessões técnicas, apresentações de pôsteres, plenárias e momentos de integração entre os participantes. Entre os destaques, estão as plenárias com Mischa Dohler e Majid Butt, na terça-feira; Rui Aguiar, na quarta; e Mariane Petraglia, na quinta-feira.

O evento também contará com assembleia da SBrT, coquetel de boas-vindas e jantar de confraternização com entrega de prêmios e homenagens a pesquisadores.

Os trabalhos submetidos — já selecionados — abrangem áreas como antenas, redes ópticas e sem fio, comunicações via satélite, Internet das Coisas, segurança cibernética, rádio cognitivo, redes 5G/B5G/6G, aprendizado de máquina em comunicações, eletromagnetismo aplicado, entre outros.

Mais informações e inscrições podem ser conferidas no site.