Huawei visita IMD e avança em acordo de cooperação com a UFRN na área de IA
Comitiva conheceu iniciativas do Instituto e discutiu possível criação de capacitação para alunos
15-08-2025 / ASCOM

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) recebeu nesta semana representantes da multinacional chinesa Huawei, especializada em equipamentos de redes e telecomunicações. A visita fez parte da agenda institucional da empresa, que prevê ações em parceria com diferentes universidades do Brasil, como a UFRN, Faculdade Campos Elíseos (FCE) e as Federais da Paraíba (UFPB) e do Ceará (UFC).
Durante o encontro, os participantes assistiram a uma apresentação institucional das ações estratégicas do IMD, dentre elas o programa Metrópole IA 360 – iniciativa abrangente que envolve desde um Bacharelado em IA até o oferecimento de cursos de curta duração. Os visitantes também puderam conhecer a estrutura do Data Center e do Supercomputador, localizado na sede do Instituto.
Além do IMD, os membros da Huawei também visitaram a Reitoria da UFRN, onde se reuniram com o vice-reitor da Universidade, professor Henio de Miranda, e gestores da Universidade. No Instituto, a condução da reunião ficou a cargo do diretor-geral, professor Ivonildo Rêgo, e pelo docente Marcelo Fernandes, do Departamento de Engenharia de Computação e Automação (DCA/UFRN) e coordenador do Núcleo de IA e Ciência de Dados (NIACD/IMD).
A comitiva da empresa chinesa foi formada pelo engenheiro técnico Tiago Fontes e Luís Jorge, analista de governo e assuntos públicos da Huawei. Além deles, também participaram Marco Cepik, professor titular do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB), e Cláudio Fortier, vice-presidente executivo da IREDE.
Segundo o professor Marcelo Fernandes, do Departamento de Engenharia de Computação e Automação (DCA/UFRN), “a visita foi uma oportunidade importante para apresentar as iniciativas de IA desenvolvidas aqui no IMD e demonstrar que essas ações representam estratégias institucionais da própria UFRN”.
Acordo de cooperação
A Huawei está em fase de finalização de um acordo de cooperação com a UFRN na área de IA. Inicialmente, a parceria deve focar na capacitação de estudantes e, posteriormente, avançar para projetos de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) e outras iniciativas.
Ainda segundo Marcelo Fernandes, “esse contato inicial prevê capacitação utilizando a plataforma CT Academy e a estrutura de formação em IA da Huawei, permitindo que alunos de toda a UFRN tenham acesso às certificações da empresa. A UFRN, inclusive, já participou de uma capacitação da Huawei em 2020 e agora esse processo está sendo retomado em um novo acordo”.