Programa de Revitalização no IMD prepara profissionais do RN para Indústria 4.0
Iniciativa visa a transformação digital na indústria têxtil e de confecções do RN
27-03-2025 / ASCOM
.png)
Após concluir a fase de diagnóstico em dezembro de 2024, o Programa de Revitalização da Indústria Nordestina, do qual o Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) faz parte, tem promovido uma série de qualificações para trabalhadores da indústria potiguar.
Atualmente, a primeira turma do treinamento, com 60 participantes, já concluiu o primeiro módulo do programa, iniciado em 19 de fevereiro. O grupo reúne funcionários e gestores do setor têxtil e de confecções do Rio Grande do Norte. A proposta é tornar os profissionais capazes de implementar soluções tecnológicas inovadoras dentro de seus contextos de produção.
Ainda nessa nova etapa do Programa, uma segunda turma, com 40 pessoas, também dará início às capacitações, em 9 de abril, com inscrições abertas e disponíveis neste link. Cada ciclo formativo tem duração de quatro meses e totaliza 100h de aprendizado prático e teórico.
“Esse programa possibilita uma transformação no aprimoramento de profissionais e empresários, bem como a aplicação desse conhecimento na indústria. Esse é o maior ganho para as empresas, que terão também de passar por algumas transformações, avanço de tecnologia, melhoria de processos, de máquinas”, comenta Djalma Barbosa Júnior, diretor de Inovação da Fiern – instituição criadora do programa.
As atividades ocorrem nos laboratórios do IMD, de modo que os alunos experimentem uma imersão nos conceitos da Indústria 4.0. O objetivo é capacitar profissionais para implementarem soluções que modernizem e promovam automação industrial – com soluções de coleta de análise de dados, Inteligência Artificial, softwares ou sustentabilidade.
Ao final do treinamento, cada instituição participante deverá conceber e iniciar a execução de um projeto alinhado ao seu contexto produtivo.
Programa
O Programa de Revitalização da Indústria Nordestina tem como meta avaliar 30 instituições nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, além de capacitar 100 profissionais do setor e implantar soluções de Indústria 4.0 em 15 empresas diferentes.
A iniciativa é uma ação da Comissão Temática de Ciência, Tecnologia e Inovação da Federação das Indústrias (COINCITEC/FIERN), feita em parceria com o IMD, o Parque Tecnológico Augusto Severo (Pax) e Sudene.
Mais informações sobre a parceria com o IMD estão disponíveis aqui.