Empresas do Metrópole Parque representam o RN no Web Summit Lisboa 2025

Negócios destacam soluções potiguares no maior evento global de inovação
13-11-2025 / ASCOM
Evento

Acontece até esta quinta-feira (13), em Lisboa, o Web Summit 2025, o maior evento de empreendedorismo e inovação do mundo. O Rio Grande do Norte e empresas associadas ao Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque) marcam presença na capital portuguesa.

O evento reúne CEOs, investidores e líderes de startups de todo o mundo para discutir o futuro da indústria digital e o impacto das novas tecnologias. Amentoria Enem, Faceponto, Hubbi, Interjato e SmartCityTec são os negócios vinculados ao Metrópole Parque no evento.

O cofundador da SmartCityTec, Gilsoni Lunardi, participa do evento pela primeira vez e destaca a visibilidade internacional conquistada. “A experiência está sendo muito positiva, porque a SmartCityTec usa um framework das cidades inteligentes da União Europeia, o da FIWARE Foundation. Estamos selecionados como uma startup de impacto, o que dá um certo destaque estar aqui”, explica.

Para Gilsoni, o evento é estratégico para o processo de internacionalização da empresa incubada no Parque. “O mundo inteiro está aqui. É importante para quem busca visibilidade e investimento. Aproveitamos a oportunidade para cumprir outras agendas e também estamos lançando na Europa o projeto Smart Mafra, primeira cidade brasileira com lei de interoperabilidade baseada no framework da FIWARE e que usa a SmartCityTec como plataforma”, conclui.

Já a empresa credenciada ao Parque, Faceponto, integra o grupo de startups selecionadas pelo Sebrae Nacional e pela ApexBrasil para representar o país no Web Summit 2025, reforçando o potencial inovador do ecossistema potiguar.

Durante o evento, a startup apresentou a LexIA.RH, assistente virtual de inteligência artificial voltada para gestão, compliance e bem-estar corporativo. Esta é a quarta participação consecutiva da Faceponto no encontro. “Chegar novamente ao Web Summit é o resultado de uma jornada que une propósito, tecnologia e impacto real nas empresas. A LexIA mostra que a inteligência artificial é estratégica e ajuda o RH a cuidar melhor das pessoas”, destaca Cássio Leandro, CEO da Faceponto.

Segundo ele, “a IA faz o recrutamento e seleção, diminuindo em mais de 90% o tempo entre a publicação da vaga e as entrevistas. É uma IA conversacional nessa parte de recrutamento e seleção, e apresentamos aqui em Portugal por ser um tema mundial. Foi muito bom, grandes players brasileiros e mundiais ouviram o que a gente tinha a dizer”, finaliza.