Onze startups do Metrópole Parque são aprovadas no edital Conecta Funpec
Programa amplia soluções inovadoras para o setor público e fortalece o ecossistema potiguar
12-11-2025 / ASCOM
Onze empresas vinculadas ao Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque) foram aprovadas no edital Conecta Funpec, com resultado divulgado na última semana. As startups 3S Saúde, Capte.ai, Faceponto, Hais Tech, Hubbi, Jogabilização, Lize Edu, Microciclo, N3 Wizards, NUT e Qvende integram agora o novo programa da Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec), voltado a impulsionar a contratação pública de tecnologias desenvolvidas no país.
O Conecta Funpec foi criado com o objetivo de estabelecer um canal estruturado de negociação e contratação de produtos e serviços tecnológicos entre startups e entes públicos, como prefeituras e governos estaduais. A iniciativa se apoia em marcos regulatórios como a Lei de Inovação (Lei 13.243/2016), a Lei das Startups (LC 182/2021) e a Nova Lei de Licitações (Lei 14.133/2021), que modernizam e dão segurança jurídica às compras governamentais de inovação.
De acordo com Iara Guedes, diretora de Inovação da Funpec, as startups selecionadas representam o que há de mais promissor no ecossistema de inovação local e nacional. “São iniciativas com potencial real de transformar a gestão pública, levando tecnologia, eficiência e impacto social para governos e cidadãos. Nosso papel é aproximar essas soluções do setor público e criar pontes sólidas entre inovação e serviço público de qualidade”, explica.
Entre as ações estruturantes, o programa disponibilizará no portal da Funpec um catálogo digital de soluções tecnológicas e um espaço de matchmaking, conectando gestores públicos a empreendedores que oferecem soluções aplicáveis às demandas de gestão e serviços públicos. O Conecta também promoverá workshops de capacitação, tanto para startups, sobre processos de licitação, quanto para gestores, sobre compras de inovação.
Nos primeiros 12 meses, a expectativa do programa é realizar o acompanhamento direto de quatro startups, apoiando a formalização de contratos com entes públicos e impulsionando o crescimento de receita das empresas envolvidas.
Conectando inovação e setor público
Além de reduzir burocracias e abrir novos mercados para as startups, o programa fortalece o ecossistema de inovação potiguar, diversifica as fontes de receita das empresas e estimula o uso estratégico das compras públicas como vetor de desenvolvimento.
A iniciativa nasceu de um evento de pitches promovido pelo Metrópole Parque, em maio deste ano, que reuniu startups e gestores municipais. A partir desse encontro, foi estruturado o programa Conecta Funpec, resultado concreto da aproximação entre o setor público e o ambiente de inovação.
“O Estado brasileiro é o maior comprador do país, e quando direciona parte desse poder de compra para soluções tecnológicas, cria um ambiente favorável ao surgimento e fortalecimento de empresas inovadoras. Essa é uma forma concreta de transformar desafios públicos em oportunidades de desenvolvimento, impulsionando o ecossistema de inovação e gerando impacto econômico e social real”, ressalta Rodrigo Romão, diretor do Metrópole Parque.
Tema em destaque no GO!RN 2025
O debate sobre parcerias entre governo e startups também ganhou espaço durante o GO!RN 2025. O diretor do Metrópole Parque, Rodrigo Romão, participou da mesa “Parcerias que transformam: startups resolvendo os problemas da cidade”, realizada no dia 8.
.png)
O painel contou ainda com a presença de Eduardo Martinelli, vice-diretor da Funpec; Arthur Dutra, secretário municipal de Concessões, Parcerias, Empreendedorismo e Inovação (SEPAE); e Vagner Araújo, secretário municipal de Planejamento de Natal.
Durante a conversa, os participantes discutiram como a colaboração entre universidade, governo e startups pode gerar soluções tecnológicas aplicadas aos desafios urbanos.