IMD participa do IX Congresso sobre Tecnologias na Educação
Instituto apresenta palestra, oficina e projetos com uso de IA e metodologias inovadoras na educação
09-09-2025 / ASCOM

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) está sendo representado, nesta semana, por três alunos, além do docente Dennys Leite, durante o IX Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E), que será realizado entre os dias 9 e 12 de setembro, em Fortaleza (CE). O evento busca integrar diferentes áreas do conhecimento para discutir desafios e soluções voltados à educação na era digital.
A participação será dos alunos Dênis Silva, do Bacharelado em TI (BTI) do IMD, Raiza Soares, do Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE), e Samuel Anderson, do Curso Técnico do Instituto. Sob a orientação de Dennys Leite, os discentes promoverão no evento diferentes atividades, o que inclui palestras, oficinas e projetos com uso de IA e metodologias inovadoras na educação.
Entre os temas abordados estão o uso de IA no ensino de inglês como segunda língua e a aplicação da abordagem STEAM em projetos desenvolvidos em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC). Essa iniciativa, inclusive, de caráter interdisciplinar, é financiada pelo CNPq e tem resultado no trabalho de doutorado de Raiza Soares.
Segundo Dennys Leite, o impacto educacional desse tipo de iniciativa vai além do domínio técnico: “O principal benefício, no âmbito educacional, é levar esse conhecimento e essas tecnologias para que os professores possam conhecê-las, refletir sobre elas e integrá-las às suas práticas. Assim, conseguimos oferecer melhores condições de aprendizagem e promover uma educação mais equitativa”, comenta ele.
Programação
Além de uma palestra sobre a abordagem STEAM, conduzida pelo docente, o grupo também promoverá uma oficina prática sobre objetos de aprendizagem, discutindo o potencial dessas ferramentas para o ensino da matemática. A programação também mostrará como as IAs generativas, especialmente o ChatGPT, podem auxiliar na criação de recursos pedagógicos personalizados, mesmo por pessoas sem conhecimento em programação.
Entre os trabalhos apresentados pelos estudantes, destacam-se: Uso de Tecnologias IoT como Recurso Pedagógico para Estudantes do Ensino Médio; Uso de Inteligência Artificial Generativa para Criação de Objetos de Aprendizagem em Matemática; e Abordagem STEAM e Sustentabilidade: Promovendo a Conscientização Socioambiental no Ensino Médio, entre outros.
Para Samuel Anderson, estudante do Técnico em TI, o congresso será uma oportunidade única: “Acredito que iniciativas como essa são essenciais, pois unem inovação e aprendizagem significativa, mostrando o potencial das tecnologias para transformar a forma de ensinar e aprender. Participar do congresso será uma oportunidade de compartilhar esse trabalho, receber contribuições e, ao mesmo tempo, aprender com outras experiências em desenvolvimento”.