Inscrições abertas até setembro: oportunidades de fomento e aceleração para startups

Programas públicos e privados oferecem recursos, mentoria e apoio estratégico a startups
27-08-2025 / ASCOM
Edital

O ecossistema de startups no Brasil segue aquecido no segundo semestre de 2025, com programas e editais que oferecem recursos financeiros, mentoria e apoio estratégico para negócios inovadores. De aceleradoras a iniciativas de fomento público, empreendedores têm à disposição diferentes caminhos para validar soluções, expandir operações e gerar impacto em diversas áreas da economia.

Entre as diversas oportunidades abertas, está o BNDES Garagem, programa realizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). As inscrições para o novo ciclo estão abertas até 14 de setembro e vão selecionar 100 negócios de impacto, distribuídos entre os módulos Criação (para quem está dando os primeiros passos) e Tração (para quem quer expandir).

A iniciativa foca em soluções nas áreas de Economia Verde e Descarbonização, Economia Azul, Educação, Saúde, Economia da Periferia e Segurança Pública. Mantendo o compromisso com a diversidade, o programa reserva 40% das vagas para empreendedores das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Em 2022, a Game Mind, startup pré-incubada no Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque), foi uma das empresas selecionadas no programa. A edtech, criada a partir de projetos de pesquisa e mestrado do Instituto Metrópole Digital (IMD), tem entre suas soluções uma plataforma educacional com jogos voltados para Língua Portuguesa e Matemática, além de oferecer formação de professores em aprendizagem baseada em jogos.

“Para nós, foi muito importante porque contribuiu bastante para validar e aprimorar nosso produto. Também nos ajudou a tomar decisões de negócio que, à época, talvez não tivéssemos feito — como a inclusão da gamificação em eventos”, destaca Nathanael Derick, CTO da Game Mind.

Chamada Nordeste

Outra oportunidade para ficar de olho é a Chamada Nordeste. A iniciativa prevê apoio a projetos de infraestrutura, serviços públicos e empreendimentos produtivos, alinhados aos eixos do programa Nova Indústria Brasil (NIB). As propostas podem ser submetidas até 15 de setembro, com resultado previsto para 28 de novembro.

A ação vai injetar R$ 10 bilhões no Nordeste. Os recursos serão disponibilizados em diferentes modalidades de fomento – crédito, subvenção econômica, participação acionária e recursos não reembolsáveis para projetos cooperativos entre empresas e instituições de pesquisa. 

Os focos prioritários incluem energias renováveis (com ênfase em armazenamento), bioeconomia (fármacos), descarbonização (hidrogênio verde), data centers verdes e indústria automotiva, incluindo máquinas agrícolas. Entre os critérios de seleção estão a aderência aos requisitos de elegibilidade e a capacidade financeira das empresas ou consórcios proponentes.

WOW Aceleradora

Estão abertas, até 7 de setembro de 2025, as inscrições para o Batch #32 da WOW Aceleradora, considerada a maior aceleradora independente do país. O programa oferece smart money – investimento aliado a uma ampla rede de contatos – e mentoria especializada para startups de todo o Brasil, com foco na validação de product-market fit e na estruturação de estratégias de crescimento. 

Podem participar tech startups com alto potencial de escalabilidade, desde aquelas em fase inicial de MVP até empresas em curva positiva de receita. Mais detalhes sobre o processo seletivo estão disponíveis no site oficial da WOW. 

Programa Sebrae Funpec de Inovação Aberta

Também estão abertas as inscrições para o Programa de Inovação Aberta Sebrae Funpec, que conecta startups e Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) a grandes empresas do Rio Grande do Norte em busca de soluções inovadoras. Nesta edição, com foco em Construção Civil, Energia e Saúde Laboratorial, o programa busca projetos com potencial de aplicação prática no mercado.

As empresas parceiras desta rodada são a Neoenergia Cosern, DNA Center e Ecocil, que apresentaram desafios estratégicos a serem solucionados pelos participantes.

As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 31 de agosto, podendo ser feitas por startups de todos os estágios de maturidade, empresas e pesquisadores vinculados a ICTs. Mais informações sobre os desafios propostos e o processo de inscrição estão disponíveis no site oficial: sebrae-funpec-inovacao-aberta.avati.com.br.

Credenciamento

O Sebrae RN abriu o credenciamento de prestadores de serviços tecnológicos para o SEBRAETEC, programa voltado a impulsionar a inovação e a competitividade das empresas. Podem participar sociedades empresariais, incluindo sociedades simples, cooperativas, fundações, sociedades limitadas unipessoais (SLUs) e empresas individuais de responsabilidade limitada (EIRELIs), todas com inscrição no CNPJ.

As inscrições vão até 8 de setembro de 2025, às 17h, e devem ser realizadas pelo portal da EGaion (www.egaion.com.br), na aba “Seleções”.