Prefeitura de Natal e FUNPEC firmam acordo para aproximar gestão pública do ecossistema de inovação
Parceria vai conectar startups com secretarias municipais
22-08-2025 / ASCOM

A Prefeitura de Natal formalizou, nesta sexta-feira (22), um Acordo de Cooperação Técnica com a Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (FUNPEC). O acordo permitirá que a Prefeitura tenha acesso a tecnologias e projetos desenvolvidos por startups incubadas no Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque) e por pesquisadores locais. A solenidade aconteceu no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão e reuniu autoridades municipais, representantes de empresas e do ecossistema de inovação.
A iniciativa é fruto do evento de apresentação de pitches realizado pelo Metrópole Parque em maio deste ano para gestores municipais. “O programa surgiu como resultado direto desse encontro, consolidando a abertura de um canal estruturado para a negociação de produtos e serviços de startups com o setor público”, explica Rodrigo Romão, diretor do Parque.
A formalização contou com as assinaturas da vice-prefeita de Natal, Joanna Guerra, do diretor-geral da FUNPEC, Aldo Dantas, do secretário municipal de Planejamento (SEMPLA), Vagner Araújo, e do secretário de Empreendedorismo e Inovação (Sepae), Arthur Dutra.
Segundo a vice-prefeita, a iniciativa atende a uma demanda antiga da gestão municipal: criar meios legais para contratar soluções desenvolvidas no Metrópole Parque. “O Metrópole Parque é parceiro da prefeitura desde 2017. Já havia incentivos fiscais para empresas que se instalam no seu raio de abrangência, mas agora poder usufruir também de soluções tecnológicas por meio de contratações é muito gratificante, pois fortalece cada vez mais o ecossistema de inovação de Natal”, destacou Joanna Guerra.
Para o secretário Arthur Dutra, o acordo representa um marco legal para facilitar contratações e gerar impactos diretos para a população. “É um momento muito importante, a gente tá muito feliz, muito animado, muito otimista com os frutos que esse acordo Natal Inova pode trazer para todos os envolvidos, mas principalmente para o cidadão natalense”, afirmou.
Na mesma linha, o diretor-geral da FUNPEC, Aldo Dantas, destacou que a fundação terá papel fundamental na agilidade do processo. “Existe uma dificuldade do poder público em realizar esse tipo de contratação, mas com a intermediação da FUNPEC isso ganha uma agilidade fantástica. Além disso, muitas das demandas da prefeitura já encontram soluções dentro da universidade. Essa articulação entre quem produz, quem tem a solução e quem precisa será muito facilitada. Por isso, considero esse momento especial para a Prefeitura, para a FUNPEC e também para o Metrópole Parque”, afirmou.
Com essa parceria, a administração municipal pretende acelerar a modernização da máquina pública, especialmente em áreas como saúde, educação, mobilidade e gestão urbana. A expectativa é que a iniciativa estimule novos negócios, atraia investimentos e gere empregos qualificados na capital potiguar.
Na solenidade, estiveram presentes representantes das startups incubadas no Parque, entre elas Capte.ai, Hais Tech, Hubbi, NUT e QVende. Para Marcelo Bandiera, CEO da Qvende, a articulação promovida pelo Parque Tecnológico abre caminhos promissores.
“Nossa expectativa é contribuir com a prefeitura e levar a inovação para o cidadão lá na ponta, seja reduzindo a fila nas políticas de saúde, no postinho, seja melhorando a educação nas escolas ou proporcionando para o trabalhador e para a trabalhadora o melhor caminho para o mercado de trabalho”, concluiu Marcelo.