Pesquisadores da UFRN participam de formação em marketing e vendas
Iniciativa tem aplicação prática para projetos de pesquisa
22-08-2025 / ASCOM

Cerca de 60 professores, técnicos e pesquisadores da UFRN iniciaram oficialmente, nesta sexta-feira (22), no auditório da Secretaria de Educação a Distância, a formação“Negociação, marketing e vendas para projetos de pesquisa”. A iniciativa é promovida pelo Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque), em parceria com a empresa Ciclo Empreendedor Universitário, e terá duração de três meses.
O objetivo é capacitar os participantes a se tornarem protagonistas do próprio crescimento, desenvolvendo competências em estratégias de vendas, negociação, apresentação de pitchs e elaboração de planos comerciais. A mentoria tem foco na aplicação prática de conceitos e ferramentas de gestão, marketing e vendas, com intuito de fortalecer competências estratégicas e promover uma atuação mais assertiva dos participantes no ambiente acadêmico e profissional.
A formação será conduzida por Amanda Eloi e Zoroastro Esteves, profissionais com ampla experiência em empreendedorismo, gestão de negócios e aceleração de projetos.
“A proposta é fazer com que os professores entendam a linguagem do mercado e conectem suas pesquisas às necessidades reais da indústria. Muitas vezes, a própria instituição de ensino já tem condições de oferecer soluções para demandas específicas. O foco do programa é justamente aproximar esse conhecimento da realidade do mercado, para que os professores saibam dialogar diretamente com ele”, explicou Amanda, administradora e sócia-fundadora da CEU – Ciclo Empreendedor Universitário, além de consultora de projetos e mentora nacional do Programa CNA Jovem/Senar.
Entre os participantes do curso estão professores, mestres e doutores da UFRN, de diferentes departamentos e regiões do estado. Um deles é o professor Heitor Florêncio, do Instituto Metrópole Digital, que atua em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI).
“Espero aprimorar ainda mais minha capacidade de negociação, a forma de apresentar projetos às empresas e de estruturar estratégias de pré-venda. Assim, poderemos aplicar de maneira mais efetiva as pesquisas desenvolvidas na universidade. Hoje trabalho em iniciativas voltadas à Internet das Coisas (IoT), transformação digital da indústria e aplicações em Inteligência Artificial”, explicou.
Metodologia
A metodologia da formação será baseada em workshops participativos, atividades em grupo e forte estímulo à colaboração entre os participantes, sempre com foco em conteúdos aplicáveis à realidade dos envolvidos. A mentoria inclui apoio direto dos facilitadores, encontros presenciais pontuais e sessões online de duas horas, com acompanhamento contínuo ao longo de sua execução.
“Durante esses três meses teremos encontros presenciais e imersivos, além de consultorias e atendimentos remotos. Ao final, em outubro, vamos ter um sales plan em que os participantes irão se apresentar para uma banca e para os demais colegas, mostrando a ideia do negócio e demonstrando se realmente sabem o que estão vendendo e para quem estão vendendo”, detalhou Zoroastro.