Instituto Metrópole Digital é sede da 3ª reunião de Governança IA para o RN
Grupo reúne representantes de instituições públicas e privadas para fomento e gestão de IA no estado
06-08-2025 / ASCOM
.png)
O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) reuniu, na manhã desta quarta-feira, 6, representantes de diferentes instituições públicas e privadas que compõem a Governança “IA para o RN”. A reunião contou com a leitura do Manifesto da Governança, documento que rege a atuação do grupo, e também com a apresentação do Metrópole IA 360, programa do IMD que abrange diferentes frentes em Inteligência Artificial.
O encontro, iniciado às 8h30, aconteceu no auditório B206 do Instituto e reuniu representantes de diferentes instituições – como Sebrae, Prefeitura do Natal, Fiern e a Universidade Estadual do RN (UERN) – para debates sobre ações de diferentes agentes, empenhados na promoção de uma atuação estadual e integrada em IA.
Para isso, as reuniões do grupo têm acontecido desde o início deste ano, quando a Governança foi criada, e abrangem frentes diferentes, como formação de pessoas e gestão pública.
Segundo o professor Daniel Sabino, docente do IMD que faz parte da iniciativa, a proposta da Governança é reunir instituições interessadas com o avanço da Inteligência Artificial no estado, de forma a organizar esse desenvolvimento de maneira responsável, colaborativa e centrada nas pessoas.
Metrópole IA 360
Além da leitura do Manifesto, a reunião também contou com a apresentação do Metrópole IA 360 – programa abrangente do IMD que envolve desde um Bacharelado em IA até o oferecimento de cursos de curta duração.
A proposta é promover formações para diferentes públicos, tanto de dentro como de fora da UFRN, atingindo, até os próximos cinco anos, mais de 37 mil pessoas capacitadas.
“A Governança dialoga bem com a nossa proposta do Metrópole IA 360 porque as duas promovem essa dinâmica de agregar pessoas. Nossa proposta é promover uma formação massiva em IA, e não apenas para quem é da TI, mas para todos, de diversas áreas de atuação”, comenta Marcelo Fernandes, professor do Departamento de Engenharia de Computação e Automação (DCA) e coordenador do programa.
O docente também apresentou o Núcleo de Pesquisa em Inteligência Artificial e Ciências de Dados (NIACD), cuja estrutura física deve ser concluída ainda neste mês. O prédio, localizado em frente à sede do IMD, deverá comportar trabalhos de pesquisadores credenciados, oriundos dos mais diversos centros.
Ao final da reunião, os participantes da comissão também puderam visitar a estrutura física, além de tirar dúvidas e comentar sobre como o grupo poderá atuar a partir de agora diante do avanço significativo da IA no trabalho e no cotidiano das pessoas.
Mais informações sobre o NIACD podem ser conferidas aqui.