IMD discute segurança de infraestruturas e cidades inteligentes em evento das Forças Armadas
Evento do Exército abordará como a tecnologia pode contribuir para a segurança em situações de crise
10-07-2025 / ASCOM
.png)
O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) foi convidado para promover uma palestra sobre Segurança de Infraestruturas e Cidades Inteligentes na I Jornada de Estudos Estratégicos de Segurança de Infraestruturas Críticas, promovido pelo 7º Batalhão da Infantaria Motorizada do Exército. A proposta do IMD é discutir, entre diferentes abordagens, como as tecnologias de Cidades Inteligentes podem auxiliar a população em possíveis cenários de crise, como guerras ou desastres naturais.
O encontro acontecerá no dia 31 deste mês, às 8h, no auditório Fiern e a palestra será proferida pelo professor do IMD Frederico Lopes, coordenador do Smart Metrópoles – iniciativa do Instituto especializada em tecnologias voltadas ao contexto de Cidades Inteligentes. As inscrições para o evento acontecem até o dia 28 deste mês.
A ideia, segundo o docente, é promover discussões sobre o papel da tecnologia na ampliação da consciência de gestores públicos e forças de segurança durante momentos críticos. A proposta é refletir, dentre outros pontos, sobre como garantir uma comunicação confiável com a população em contextos de calamidade, mesmo diante de interrupções de conectividade, por exemplo, e explorar alternativas tecnológicas para manter os sistemas operando.
Com slogan Proteger o Essencial, Garantir o Futuro, a Jornada será totalmente aberta ao público e promoverá, além da palestra do IMD, apresentações gratuitas sobre temas variados, como defesa cibernética, comunicação institucional, resiliência, prevenção de riscos e resposta coordenada em situações críticas e de crise.
Tudo com o propósito de debater estratégias para a proteção de infraestruturas essenciais à sociedade em cenários de calamidade, buscando soluções tecnológicas e institucionais que garantam a segurança e a continuidade dos serviços públicos.
“Discutir esses temas é investir no desenvolvimento de cultura e comportamentos que garantam a proteção daquilo que sustenta a vida em sociedade — energia, água, comunicações e transportes. O evento é um marco regional que buscará fortalecer a colaboração entre as instituições do Estado e garantir resiliência, prevenção e resposta diante de ameaças", comenta o coronel Erland Mota, coordenador executivo do evento.
Segundo Frederico Lopes, a participação do IMD no evento se dará especialmente por conta do reconhecimento do Instituto como referência em tecnologia no Rio Grande do Norte, aliado à atuação do projeto Smart Metrópoles, que já desenvolve soluções aplicadas à segurança e à gestão urbana.
Segurança pública
Essa será a primeira vez que o Smart Metropolis participa de um evento do Exército Brasileiro, segundo o professor do IMD.
No entanto, o projeto já promoveu uma série de atividades junto a instituições públicas de segurança, como o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), a Central de Atendimento e Despacho (CAD RN), a Prefeitura de Natal e diversas iniciativas voltadas à gestão de ocorrências, monitoramento urbano e resposta a emergências.
Neste ano, o projeto Smart Metropolis entrou em uma nova fase com a ampliação de parcerias e o lançamento do iHub Fiware – único em atividade no Brasil. A proposta é fortalecer o uso de tecnologias interoperáveis na gestão urbana, promovendo soluções escaláveis para cidades inteligentes em todo o país.