Metrópole Parque participa de articulação para criar Ecossistema de Inovação da Construção Civil

Startup incubada no Parque, Obra Vista irá contribuir com inteligência de dados ao setor
04-07-2025 / ASCOM
Inovação

O Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque) está entre os atores que iniciaram a construção de um novo Ecossistema Local de Inovação (ELI) voltado à cadeia produtiva da construção civil no Rio Grande do Norte. A iniciativa, liderada pelo Sebrae-RN e articulada em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-RN), busca integrar empresas, universidades, instituições públicas e o setor financeiro em ações colaborativas de inovação.

No encontro de implantação, realizado na última quinta-feira (26), foram apresentadas as etapas do processo, que envolvem escuta, diagnóstico, plano de ação, implementação de soluções e estruturação de uma governança colaborativa. A previsão é que o ecossistema potiguar seja oficialmente lançado até novembro deste ano.

Como referência tecnológica no estado, o Metrópole Parque participa da iniciativa com o papel de contribuir para o fortalecimento das conexões entre inovação e mercado. Um dos primeiros encaminhamentos da reunião foi a indicação da startup Obra Vista, empresa incubada no Parque, como representante do segmento de soluções digitais no grupo de trabalho.

A startup Obra Vista atua com inteligência comercial voltada à construção civil, oferecendo uma plataforma baseada em Big Data, Geomarketing e Inteligência Artificial. Seu sistema monitora mais de 3 milhões de obras em andamento em todo o Brasil, permitindo que fornecedores identifiquem oportunidades com mais precisão e agilidade.

Segundo Sérgio Azevedo, presidente do Sinduscon-RN, a construção civil potiguar é majoritariamente composta por pequenas e médias empresas, que precisam de apoio para crescer de forma inovadora. “Hoje, um dos grandes desafios é a atração de talentos. A tecnologia pode ser o caminho para aproximar a nova geração do setor”, destacou.

De acordo com Rodrigo Romão, diretor do Parque, além da participação institucional, o Metrópole Parque deve ampliar sua presença no ecossistema com ações futuras. “Vamos apresentar nossa infraestrutura e empresas aos atores da construção civil, reforçando nosso papel como conector estratégico entre inovação e desenvolvimento regional”., apontou.