IMD passa a contar com serviço de tutoria para alunos do BTI

Projeto oferece escuta, integração e auxílio acadêmico para calouros do bacharelado
02-07-2025 / ASCOM
BTI

Os alunos do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) passaram a contar neste semestre com um novo serviço de apoio acadêmico: a Tutoria do BTI. Voltado especialmente aos calouros do Bacharelado em Tecnologia da Informação, o projeto promove acolhimento, escuta e orientação por meio da integração com estudantes veteranos, a fim de facilitar a adaptação dos ingressantes à vida universitária e fortalecer a convivência acadêmica.

Os estudantes podem recorrer ao serviço em diversas situações, como dúvidas sobre a escolha de disciplinas
para matrícula ou sobre o funcionamento do curso. A tutoria também oferece orientação para aqueles que não sabem a qual setor da universidade recorrer em determinadas situações ou que precisam de ajuda para identificar a pessoa ou instância correta para resolver um problema específico.

Uma das tutoras do serviço, a estudante Grabrielly Freire, explica que, diferentemente da monitoria, que tem foco em disciplinas específicas, a tutoria oferece um suporte mais abrangente e personalizado, atendendo às necessidades individuais de cada estudante, sejam elas de natureza técnica ou pedagógica, por exemplo.

A estudante também destaca que qualquer estudante pode recorrer ao serviço, embora a prioridade atual seja o atendimento aos ingressantes deste semestre. Para se tornar tutorado, basta preencher o formulário de inscrição disponível.

Atualmente, a Tutoria do BTI conta com 11 tutores, todos veteranos com mais de um ano de curso, sendo seis bolsistas e cinco voluntários. A coordenação do projeto está sob a responsabilidade da professora Ismenia Blavatsky,
diretora de ensino do IMD.

Mais informações podem ser conferidas diretamente no site oficial da Tutoria. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato pelo e-mail tutoria@imd.ufrn.br.