Metrópole Parque recebe recebe visita da Finep
Visita de analistas atende exigência técnica para projetos com apoio da Finep
09-04-2025 / ASCOM

O Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque) recebeu, nesta quarta-feira (9), a visita de representantes da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Estiveram presentes os analistas sêniores Ricardo Nascimento e Luiz Coelho, do departamento de Ambientes de Inovação e Empreendedorismo (DAIE) da instituição. O objetivo foi conhecer a estrutura do Parque e cumprir um requisito formal da Finep para o acompanhamento dos projetos financiados.
Desde 2022, o Metrópole Parque recebe apoio da Finep por meio do “Edital de Apoio Financeiro a Parques Tecnológicos em Implantação e em Operação”, com foco na ampliação de sua capacidade operacional.
Segundo Ricardo Nascimento, ao longo do ano, alguns parques são visitados tanto para atender à exigência técnica de acompanhamento quanto para possibilitar um contato mais próximo com a realidade dos empreendimentos apoiados.
“Este é um projeto estratégico para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e estamos positivamente surpresos. Elementos que antes víamos somente como itens em relatórios agora ganham contexto e mostram como essas atividades se interligam no ecossistema do parque tecnológico”, destacou Ricardo.
Durante a visita, os analistas conheceram a estrutura da incubadora e do Instituto Metrópole Digital (IMD). Foram apresentados projetos e programas em desenvolvimento, além do supercomputador instalado no IMD e das instalações do Laboratório de Prototipagem (Protolab) e do Núcleo de Pesquisa em Inteligência Artificial e Ciências de Dados (nIACD).
Para Rodrigo Romão, diretor do Parque, a visita é fundamental para que os desafios, questões operacionais e pontos críticos da execução do projeto sejam compreendidos por quem acompanha sua evolução.
“Esse tipo de visita é um grande mecanismo de benchmark para nós, para melhorar as ações que ainda precisam de algum esforço, de algum de algum ponto de melhoria, e claro, manter tudo aquilo que a gente já está fazendo que gera um grande diferencial dentro do ambiente dos ecossistemas de inovação do país”, pontuou Rodrigo.
A visita foi acompanhada ainda pela diretora adjunta do Parque, Iris Pimenta.