Metrópole Parque conecta startups da área da saúde ao INCA
Empresas apresentaram inovações com potencial de impacto no SUS
08-04-2025 / ASCOM
.png)
Nesta segunda-feira, 7 de abril, o Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque) realizou uma reunião com Wladimir Rabelo Maia, Assessor da Coordenação de Administração Geral do Instituto Nacional de Câncer (INCA) - Ministério da Saúde. O encontro virtual teve como foco o fortalecimento de parcerias e o avanço de soluções tecnológicas voltadas para o setor da saúde. A conversa com representantes de empresas potiguares foi um desdobramento da participação do diretor do Parque, Rodrigo Romão, no Fórum de Gestão e Inovação da Agência de Gestão e Inovação Tecnológica do Exército Brasileiro (Agitec), realizado em março, no Rio de Janeiro.
O encontro contou com a participação da empresa DNA GTx, que apresentou a ferramenta D-KRYPT, voltada à interpretação de resultados de sequenciamento genético. Tayná Fiúza, bioinformata sênior da startup, explicou como a solução integra inteligência artificial para otimizar a análise de variantes genéticas, colaborando com médicos no diagnóstico de doenças raras e câncer. A flexibilidade da ferramenta e seu uso em discussões clínicas foram pontos ressaltados.
Já Ramon Malaquias, CEO da HAIS Tecnologia, apresentou três soluções inovadoras desenvolvidas pela empresa: o HAIS-UTI, que monitora pacientes críticos em tempo real; um assistente virtual que auxilia médicos com dados não estruturados; e o Anestesia Conectada, ferramenta que digitaliza o preenchimento de fichas anestésicas, promovendo mais eficiência e segurança nos procedimentos hospitalares.
A Liga Contra o Câncer também participou da reunião, representada pelo diretor-geral da instituição, Edilmar Moura, e pelo médico Francisco Irochima, que apresentou um exame de urina realizado por meio do celular, já patenteado. Além disso, foram detalhados os planos de expansão para consolidar Natal como polo de inovação na área da saúde
Durante a reunião, Wladimir Rabelo elogiou o ecossistema de inovação do Rio Grande do Norte. “Muita novidade, fiquei positivamente surpreso com o que vem sendo feito. Identificar essas ilhas de excelência é fundamental para colocar o estado no radar para oportunidades e projetos cooperativos”, afirmou.
Para Rodrigo Romão, a iniciativa reforça o papel do Metrópole Parque como articulador entre startups, instituições de saúde e governo. “A aproximação com o INCA abre caminho para novas oportunidades de cooperação e inovação tecnológica, reforçando o protagonismo do Rio Grande do Norte no desenvolvimento de soluções voltadas à saúde pública. Novos encontros devem acontecer a partir deste”, concluiu.