Diretor do Metrópole Parque participa de Fórum de gestão e inovação da AGITEC
Especialistas se reúnem no Rio para discutir inovação no Exército Brasileiro
26-03-2025 / ASCOM

O diretor do Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque), Rodrigo Romão, participa nos dias 26 e 27 de março do 2º Fórum de Gestão e Inovação da Agência de Gestão e Inovação Tecnológica (AGITEC) do Exército Brasileiro. O evento acontece no Rio de Janeiro e reúne líderes e especialistas dos setores governamentais, organizações militares, órgãos de fomento, federações e conselhos.
Com o tema “Potencializando a Inovação: O Papel da Tríplice Hélice no Desenvolvimento da Soberania Nacional”, o primeiro dia do fórum contará com palestras sobre a transformação do Exército, o ensino e a capacitação, entre outros temas ligados à inovação. Haverá também uma visita guiada ao SENAI CETIQT — Barra, anfitrião do evento.
Já no segundo dia, a programação discutirá temas atuais, como inteligência artificial como vetor de inovação para o Exército, cibernética, inteligência e inovação na soberania nacional, entre outros conteúdos que agregam valor à gestão e à inovação tecnológica.
O Fórum pretende fomentar a integração e o estabelecimento de parcerias entre os diversos agentes da tríplice hélice, incluindo instituições de ensino superior e pesquisa, empresas da Base Industrial de Defesa, parques científicos e tecnológicos, além de representantes do setor governamental, organizações militares, órgãos de fomento, federações e conselhos.
De acordo com Rodrigo Romão, a expectativa é voltar para Natal com boas oportunidades de projetos e parcerias, tanto para o Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) quanto para os parceiros do Parque. “O networking aqui é bastante seleto, temos a oportunidade conversar com pessoas de diversas regiões, como do Rio de Janeiro e de outros estados. Quando comentamos sobre o ecossistema do Metrópole Digital, todos se mostram bastante interessados. Há muitos agentes do Rio Grande do Norte que podem trazer soluções para os problemas discutidos aqui”, aponta.