Coordenadora de núcleo do IMD participa de publicação de patente nos EUA

Projeto é feito em parceria com Dell e UFF e traz melhorias inéditas para redes de computadores
04-07-2024 / ASCOM
Pesquisa Internacionalização PD&I

A professora Thaís Batista, do Departamento de Informática e Matemática Aplicada (DIMAp/UFRN) e coordenadora do Núcleo Integrador de Pesquisa e Inovação em Engenharia de Software do Instituto Metrópole Digital, participou de um projeto de pesquisa financiado pela gigante tecnológica Dell que resultou na publicação de uma patente nos Estados Unidos, no mês passado. A iniciativa diz respeito a um método inédito criado para auxiliar no funcionamento de redes de computadores da empresa de tecnologia.

Já concedida, a patente foi publicada nos Estados Unidos devido à localização da sede da Dell, que coordenou todo o processo de pedido. O projeto visa aprimorar a gestão de redes virtuais, um objetivo que se alinha com as metas de inovação tecnológica da própria Dell e das instituições acadêmicas envolvidas na criação da solução – a UFRN e a Universidade Federal Fluminense (UFF).

Na prática, o método proposto na patente permite ajustar a capacidade ou os recursos de uma rede de computadores para atender às demandas específicas de uma organização, garantindo o bom desempenho da rede. Isso pode envolver aumentar ou diminuir a quantidade de recursos computacionais, como CPU, memória, ou largura de banda de rede, conforme necessário.

Além de Thaís Batista, representa a Universidade na iniciativa Thiago Pereira da Silva, aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Computação (PPgSC/UFRN).

Marco tecnológico

Segundo Thaís Batista, os pesquisadores envolvidos no processo alcançaram um marco no campo da tecnologia ao descreverem uma forma de dimensionar uma Função de Rede Virtual (VNF).

“Este método representa um avanço significativo na gestão de redes, permitindo ajustes proativos e mais precisos para manter a qualidade e a eficiência do serviço oferecido”, comenta a docente.

A solução consiste em um software que melhora significativamente a gestão e o desempenho das VNFs. Essas funções são essenciais para a operação de redes modernas, especialmente em contextos que demandam alta flexibilidade e escalabilidade, como redes de telecomunicações e infraestruturas de data centers.

Mais informações sobre a patente estão disponíveis no link.