Metrópole Parque lança edital para Programa de Apoio a Spin-offs Acadêmicos

Objetivo é fomentar criação de empreendimentos tecnológicos a partir de projetos de pesquisa
21-05-2024 / ASCOM
Edital

O Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque) lançou hoje, 21, o edital em que abre inscrições para o Programa de Apoio e Desenvolvimento de Spin-offs Acadêmicos. A iniciativa visa fomentar a criação de empreendimentos de base tecnológica a partir de projetos de pesquisa acadêmica.

As inscrições devem ser realizadas, no período de 27 de maio a 29 de novembro, através de formulário eletrônico, conforme consta no Edital nº 01/2024, que disciplina o processo seletivo.

Para concorrer às vagas, os interessados devem apresentar tecnologia proveniente de um projeto de pesquisa vinculado à UFRN, com pedido de registro protocolado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Além disso, pelo menos um participante da proposta deve ser egresso da UFRN (com no máximo dois anos de formatura) ou ter vínculo ativo com a universidade e ter participado ou coordenado projeto de pesquisa na Universidade.

As propostas admitidas para o Programa de Apoio
a Spin-offs Acadêmicos participarão de trilhas de capacitação e atividades oferecidas pelo Metrópole Parque, bem como assessorias especializadas com fins de colaborar com o desenvolvimento do modelo de negócio desejado para o empreendimento.

A seleção dos projetos será feita em duas etapas:  a verificação dos documentos e requisitos apresentados e a avaliação detalhada das propostas submetidas.

Rodrigo Romão, diretor do Metrópole Parque, destaca a importância do programa para o ecossistema
local de inovação e empreendedorismo. “Como serão tecnologias da UFRN que serão apoiadas pelo programa, será uma forma dessas inovações chegarem até a comunidade. Isso pode transformar essas tecnologias em startups capazes de oferecer soluções em níveis local, regional e até nacional”, afirma ele.

Segundo Romão, a ideia
para a criação do programa surgiu de uma provocação de docentes que trabalham com projetos de pesquisa e que perceberam a possibilidade de levar suas inovações ao mercado, mas não sabiam como fazer isso.

“Eles nos procuraram para ver como o
Parque poderia auxiliar. Nossa expectativa é iniciar um movimento de empreendedorismo acadêmico, no qual docentes, pesquisadores e alunos vejam nesse programa uma oportunidade para empreender com a tecnologia proprietária da universidade", conta o diretor do Metrópole Parque.