IMD recebe visita de representante da Embrapii

Encontro culminou com reunião na Reitoria. IMD fez balanço enquanto unidade local da entidade
17-05-2024 / ASCOM
UFRN Visita PD&I

O Instituto Metrópole Digital (IMD) realizou hoje, durante reunião na Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), um balanço de suas atividades enquanto unidade local da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

O encontro se deu com o reitor da Universidade, professor Daniel Diniz, com o vice-reitor, Hênio Miranda, o representante da Embrapii em visita à UFRN, Alexandre Crepory, o diretor geral do IMD, professor Ivonildo Rêgo, e seu vice diretor geral, professor Adrião Duarte, além de outros membros do Instituto.

Alexandre Crepory teve uma agenda de visitas ao IMD que começou ainda ontem e culminou com a reunião na Reitoria. Na quinta-feira, ele foi apresentado a toda a infraestrutura física, de recursos humanos e à equipe de gestão da Unidade Embrapii do Instituto.

Ele foi recebido, dentre outros, pelo diretor de projetos do IMD, professor Jair Leite, e pelo coordenador da Unidade Embrapii do Instituto, professor Itamir Barroca Filho – também participantes do encontro na Reitoria.

Na ocasião, o representante da Embrapii também conheceu o Metrópole Parque, sua incubadora de empresas e alguns laboratórios do IMD, além de ter se reunido com coordenadores dos projetos de PD&I que são atualmente realizados pelo IMD enquanto unidade local da Embrapii.

Maturidade

Durante o encontro na Reitoria, Crepory elogiou a atuação do Instituto, destacando o bom encaminhamento dos projetos, o alto nível de maturidade dos processos de trabalho adotados e o cumprimento das metas estabelecidas.

O coordenador da Unidade Embrapii do IMD, professor Itamir Barroca, afirmou que a perspectiva é que, até a finalização do segundo ano da parceria, o Instituto formalize novos projetos de PD&I com o setor industrial em valores orçados em R$ 4 milhões – quase o dobro do alcançado em 2023.

“A ideia agora é traçar novas metas para projetos e a nossa condição enquanto Unidade Embrapii facilita tudo isso, sobretudo junto a empresas, pois é um selo importante de competência”, comentou Itamir Barroca.

Rodrigo Romão (diretor do Metrópole Parque), Itamir Barroca, Alexandre Crepory e Marcel Oliveira (IMD)

Somente em seus primeiros 12 meses, a Unidade Embrapii do IMD – que atua nas áreas de Internet das Coisas e Aplicações Inteligentes em Nuvem – firmou parcerias orçadas em R$ 2,5 milhões. Tais projetos recebem aporte financeiro oriundos da Embrapii em valores que representam até 33% do seu custo total.

Importância

Durante a reunião, o diretor geral do IMD ressaltou a importância da parceria com a Embrapii para a Universidade. “O fato de termos hoje uma Unidade Embrapii dentro da UFRN é algo que contribui fortemente com a maturidade da própria Universidade”, disse Ivonildo Rêgo.

Em concordância, o reitor da UFRN também aproveitou a oportunidade para sinalizar o interesse da Universidade em expandir suas parcerias com a Embrapii, tendo em vista outros campos do conhecimento, para além da Tecnologia da Informação.

“Queremos fortalecer mais áreas com parcerias como essa. Gostaríamos, inclusive, de conhecer outras iniciativas exitosas feitas pela Embrapii junto a universidades brasileiras, no intuito de aprendermos e evoluirmos”, afirmou Daniel Diniz.

Embrapii

Vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a Embrapii é voltada ao fomento tecnológico do setor da manufatura no Brasil, exercendo papel, no campo industrial, semelhante ao que a Embrapa realiza para a agricultura do país. O IMD se associou à Embrapii em 2023, depois de ser aprovado em uma chamada pública nacional em 2022.