Projeto desenvolvido no IMD, DIMAp e EC&T recebe prêmio em competição nacional
11-11-2015 / ASCOM


Ao todo, foram submetidos 143 projetos, avaliados por um comitê que incluiu entre seus avaliadores um membro da Intel Corporation dos Estados Unidos. Chegaram à final apenas 33 projetos.
Selecionado como o melhor projeto na categoria "Best Undergraduation Projetct" (Melhor Projeto de Graduação), o trabalho dos alunos da UFRN tem como título "Connected Garden: an Intelligent Garden" e realiza monitoramento e irrigação automatizada de jardins e hortas. Foi projetado para ser utilizado em jardins residenciais, principalmente voltado para ambientes fechados, com pouco ou nenhum espaço externo, como condomínios residenciais e prédios comerciais.
O sistema desenvolvido pelos alunos possui um conjunto de sensores para captar informações do ambiente, como temperatura ambiente, luminosidade, umidade do ar e umidade do solo e, baseado nessas informações, realiza a irrigação do solo e controle do ambiente, bem como notifica o usuário sobre o estado do jardim. O sistema dispõe de um aplicativo para dispositivos móveis e um aplicativo web para computador pessoal. Ambos podem ser acessados de qualquer local com acesso à Internet e o usuário pode monitorar o jardim e controlar a irrigação remotamente.
O Prêmio foi o financiamento pela Intel para um estudante membro da equipe representar o Brasil na competição "2016 Intel Embedded Cup", na China. O professor orientador foi contemplado com uma viagem financiada pela Intel para participar do "2016 Intel Embedded Summit", nos Estados Unidos.
O projeto contemplado foi desenvolvido no Núcleo de Pesquisa e Inovação em Tecnologia da Informação do Instituto Metrópole Digital e contou com uma equipe formada por 3 alunos de diferentes cursos: Bacharelado em Tecnologia da Informação; Bacharelado em Ciência da Computação e Bacharelado em Ciência e Tecnologia, sob a orientação de uma professora do Departamento de Informática e Matemática Aplicada.
A equipe é composta dos seguintes alunos: Raul Silveira Silva (BTI/IMD); Wanderson Ricardo de Medeiros (BCC/DIMAp); e Alysson Rafael Oliveira de Lima (BCT/EC&T), com orientação da professora Monica Magalhães Pereira, do DIMAp: