Eventos

12ª SPCTI
De 25/10 a 27/10/2021
Evento Online
O evento é gratuito
O evento não gera certificado
Durante a semana de 25 a 27 de outubro de 2021 a Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (FAPERN) realizará a 12ª Semana Potiguar de Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento tem como finalidade dar publicidade às ações com apoio e/ou fomento da FAPERN e mobilizar o público com ações temáticas envolvendo Ciência, Tecnologia e Inovação nas diferentes áreas do conhecimento.
A FAPERN, por meio dos Acordos de Cooperação com órgãos públicos, privados e Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIs), tem fomentado e apoiado a pesquisa e a inovação, contribuindo para elevação da eficiência da prestação de serviços públicos do Estado e no apoio às empresas e ICTIs.
Desta forma, no intuito de engrandecer o evento e enriquecer as discussões, a FAPERN irá promover este evento, de forma virtual através da nossa página do youtube, com mesas redondas que debaterão a relevância dos Projetos de Inovação desenvolvidos em parceria com esta fundação dialogando com o tema “A FAPERN no enfrentamento dos desafios regionais para o desenvolvimento social e econômico do RN”.
Ressaltamos que os ouvintes destas mesas poderão receber certificados de participação mediante inscrição através do link disponibilizado na descrição do evento postado na nossa página do YouTube. Com essa inscrição, o ouvinte seleciona a mesa que deseja certificação e terá um prazo de até 3 meses para salvar este documento. Após isso não nos responsabilizaremos por essa emissão.
Conheça a programação do evento aqui.
Estréia da Semana Potiguar de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Em 2006, a FAPERN inaugurou a Semana Potiguar de Ciência, Tecnologia e Inovação buscando popularizar a divulgação científica na região. O evento serviu para aproximar a produção científica e tecnológica da população norte-riograndense, contribuindo com o seu desenvolvimento social e econômico.
A organização da Semana Potiguar contou com a participação das Instituições de Ensino de todo o Estado e de vários órgãos públicos. A primeira edição foi amplamente celebrada e registrada pela mídia, tornando-se uma ferramenta fundamental na divulgação científica do Rio Grande do Norte.
No ano seguinte, o evento ganhou maior proporção: estendeu-se pelos meses de setembro, outubro e novembro e contou com o apoio de sessenta instituições. A edição teve como tema a Terra, em consonância com o Ano Internacional do Planeta Terra, estabelecido pela ONU.
Durante esse período foram desenvolvidas cerca de 500 atividades, distribuídas em seis municípios do Estado e seu sucesso resultou em uma publicação na 6° edição da Revista Ciência Sempre.
Importante ressaltarmos que essa nomenclatura foi adotada entre os anos de 2006 até 2012 e, a partir de 2013, a nomenclatura do evento é comemorado como Semana Nacional de Ciência de Tecnologia SNCT concomitante ao evento do MCTI. Desta forma, em respeito à nomenclatura dos primeiros anos, retomamos essa comemoração para a edição de 2021 como Semana Potiguar de Ciência, Tecnologia e Inovação.