Metropole
Cursos
 
Aulas
 
  voltar  Voltar . imprimir  Imprimir . topo  Topo  
Inglês Técnico I
Professores autores
Marília Varella Bezerra de Faria
Christielen Dias da Silva
Aula 8 – Decifrando os conectivos
Apresentação

Na aula anterior, você estudou a importância das diferentes formas verbais na construção de um texto.
Nesta aula, trabalharemos com outro tópico, igualmente importante, que são os conectivos utilizados na língua inglesa.
Como as demais aulas, proporemos atividades para que você se situe neste conteúdo tão necessário à construção e à compreensão do texto. Incluiremos, também, quadros explicativos, ilustrados com exemplos.
Seguiremos incluindo alguns comandos das questões em inglês, alternando com outras informações em português.

Objetivos
  Ao final desta aula você será capaz de:
  • reconhecer em textos escritos na língua inglesa os diferentes conectivos e suas várias funções.

 
To start with...

Para começar, achamos que você deve conhecer a origem da palavra conectivos. Veja duas definições, extraídas de diferentes dicionários.

Conforme o dicionário Houaiss (2009, p. 517):

conectivo adj.“GRAM. forma lingüística que estabelece ligação entre dois termos de uma oração, ou entre orações num período (são as conjunções e os advérbios ou pronomes relativos)”

 

According to Longman Dictionary (1995, p. 284):

connective n. “a word that joins phrases, parts of sentences etc”
Agora, veja informações mais detalhadas sobre os conectivos e sobre o funcionamento dessas partículas no texto.
 
What are connectives?

Os conectivos, também conhecidos, em inglês, por connectives connectors, discourse markers ou linking words, são palavras que contribuem para a coesão de um texto. Como você pode ver nas definições acima, os conectivos podem unir partes de uma oração, frases em um parágrafo, ou parágrafos em um texto. Há alguns tipos de conectivos, tais como os sequenciadores temporais (at night, in the afternoon), como os marcadores espaciais (at home, inside the hospital) e como os conectores lógicos (firstly, because). Esses conectores lógicos podem ser divididos em quatro grandes categorias, por expressarem relações de adição, contraste, causa e efeito ou sequência.

Para ver alguns exemplos desses conectivos, clique aqui.
 

Os conectivos também podem estabelecer outras relações, as quais você poderá ver na seção To conclude...

As próximas atividades lhe darão a oportunidade de reconhecer alguns conectivos utilizados nos textos e de identificar que tipos de relações eles expressam.
 
Atividade 1
 

Read the story below and answer the following questions.

Se você quiser checar suas respostas, haverá um answer key no final desta atividade.

 

Fonte: <http://www.outwardbound.org/index.cfm/do/ind.index>. Acesso em: 21 jan. 2010.

 

 

 
1. What is the story about?
a. Richard’s dead dog.
b. The rooms in Millie’s house.
c. Unfortunate events that happen to Richard.

 

   
 
2. Match the connectives from The Story of Richard and Millie to their meaning.
a) But 1. Sequence
b) At first 2. Additive
c) So 3. Contrastive
d) And            4. Cause and effect
   
 

3. Write the numbers 1 or 2 in the boxes at the bottom of the pictures to indicate the order of events in the story. Depois, descreva cada ilustração, conforme o texto.

 
 

Picture 1

   
 

Picture 2

   
   
  4. Read the story again and answer these questions:
   
 

a. Who’s the main character?

   
 

b. How does he feel about Millie?

   
 

c. Where did he go on the weekend?

   
 

d. What happened at night?

   
 

e. What happened in the living room?

   
  5. Put the events from the story in the correct order. After each sentence, write a number from 1 to 6.
 
a) Richard left the house.
b) He waited in the living room.
c) He saw a stain on the carpet.
d)          He sat on the dog.
e) He reached for a glass of water.
f) He went back to see Millie.
   
 
Dica: Veja que os verbos da mensagem acima se encontram todos no infinitivo, sem a partícula to. Essa é a maneira como se faz o imperativo dos verbos em inglês. Simples, não?!
   
  6. Now, finish Richard’s story by writing the verbs in parentheses in the Simple Past. Caso você tenha dúvidas, dê uma olhada na aula 7 para checar as formas verbais mais apropriadas.
 
Fonte: Silva e Puzzi (2002, p. T55).
   
   
  Você conseguiu realizar todas as questões da Atividade 1? Esperamos que sim! Para checar suas respostas, clique aqui.
   
   
 

Vamos fazer a próxima atividade?

 
Atividade 2
 

Read the following text and answer the questions according to it.

   
 

Fonte: Larsen-Freeman (1997, p. 182).

   
  1. In the text above, all connectors are highlighted. Choose 10 connectors to identify their meaning and complete the chart. Do it according to the examples below.
 

CONNECTORS

MEANING

And

Since

Additive

Cause and effect

   
  2. What was the problem of the person in the text?
   
   
  3. Which things does the person start to miss about Indonesia?
   
   
  4. How does the person feel in the last paragraph?
   
   
 

Viu como foi fácil responder a essas perguntas?
 Para conferir suas respostas, clique aqui.

 

Vamos fazer a última atividade desta aula? Nela, continuaremos reconhecendo diversos conectivos em um texto.

 
Atividade 3
 

Read the text below and answer the questions according to it.

   
 
Fonte: Cruz, Silva e Rosas (2006, p. 111).

 

 

Glossary:


to tackle: to make an attempt to deal with a problem.
sample: a small amount of a product that is given to people to try.
feature: an important part or aspect of something.


Fonte: <www.macmillandictionary.com>. Acesso em: 21 jan. 2010.

   
  1.  Underline some connectives that can be found in the text. Do it as shown in the first paragraph.
 

  2. Classify the connectors that you found in the text above, according to their characteristics in the sentences. Two examples are given.
 

CONNECTORS

CHARACTERISTICS

Especially

However

Emphasis

Contrast

 

 

  3. According to the text, there is something essential to the American software companies. What is that? Why?
   
   
 
To conclude...

O domínio dos conectivos capacitará o aluno tanto como leitor quanto como produtor de textos. Vejamos como funcionam essas habilidades.
Por um lado, a capacidade do aluno em identificar e compreender os diferentes conectivos de uma língua é vital para o seu conhecimento sobre a estrutura lógica de um texto oral ou escrito, sobre a ordem dos acontecimentos e sobre a postura do falante ou do escritor ao descrever algo.
Por outro, ao aprender a usar os conectivos corretamente, o aprendiz passa a ser capaz de mostrar como as suas ideias se relacionam entre si e em relação ao todo da narrativa, seja em uma produção oral ou escrita.

Para completar o seu estudo, disponibilizamos uma tabela mais completa, na qual estão incluídas outras funções dos conectivos em inglês, além das que vimos no início desta aula. Clique aqui.
 
Leituras complementares

Os dois sites apresentam pequenos episódios com áudio sobre determinadas situações. Após ouvir os episódios, você pode clicar na seção Language Point para acessar as explicações sobre conectivos e clicar em Quiz para praticar o que aprendeu. Não deixe de conferir!

SCHÜTZ, Ricardo. Words of connection (Conectivos). English Made in Brazil, 6 jan. 2010. Disponível em: <http://www.sk.com.br/sk-conn.html>. Acesso em: 24 fev. 2010.

O artigo apresenta listas dos conectivos mais frequentes em inglês e seus equivalentes em português. Há, também, a possibilidade de clicar sobre os conectivos para conhecer exemplos de cada um deles.

O site apresenta um exercício para identificar os linking words mais adequados ao contexto das frases.

 
Resumo
Nesta aula, esperamos que você tenha identificado os conectivos utilizados na língua inglesa, bem como aprendido a função dos que foram utilizados nos textos apresentados. O domínio desse conteúdo, no entanto, somente se dará com a prática constante de leitura e de escrita. O importante é que, a cada dia, você possa dar continuidade a esse processo de aprendizagem da língua, procurando compreender a importância de alguns elementos para a construção do sentido do texto (oral ou escrito).
 
Autoavaliação
Faça uma pesquisa em sites da internet e escolha dois artigos, em inglês, sobre a evolução da Tecnologia da Informação (TI). A partir do conteúdo estudado nesta aula, identifique os conectivos presentes no texto e estabeleça a função de cada um.
 
Referências

CRUZ, Décio Torres; SILVA, Alba Valéria; ROSAS, Marta. Inglês.com.textos para informática. São Paulo: Disal, 2006.

HOUAISS, Antonio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

LEARNING ENGLISH: the flatmates. Episode 25: fast food.Disponível em: <http://www.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish/flatmates/episode25/index.shtml>. Acesso em: 24 fev. 2010.

______. Episode 64: a strange letter. Disponível em: <http://www.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish/flatmates/episode64/index.shtml>. Acesso em: 24 fev. 2010.

LONGMAN. Connective. Longman: dictionary of contemporary English. Barcelona: Longman Group/Cayfosa, 1995.

SCHÜTZ, Ricardo. Words of connection (Conectivos). English Made in Brazil, 6 jan. 2010. Disponível em: <http://www.sk.com.br/sk-conn.html>. Acesso em: 24 fev. 2010.

SILVA, Cleide; PUZZI, Maria Lúcia (Org.). That’s the one for me!. In: ACEVEDO, Ana; DUFF, Marisol. Grand slam 1 teacher’s edition. White Plains/NY: Addison Wesley Longman/Pearson Education, 2002.

 
  voltar  Voltar . imprimir  Imprimir . topo  Topo